domingo, 20 de abril de 2014

Roteiro* para exploração do livro Os comedores de palavras, de Edimilson de Almeida Pereira e Rosa M. de Carvalho Rocha




            1º MOMENTO –

Motivação para recepção do texto:

a) Seria interessante começar com uma apresentação dos autores.

b)Exploração do título a partir de hipótese, como por exemplo: Quem são os comedores de palavras? Por que as comem? O que, em sua opinião,  significa comer palavras? De que assunto o texto tratará?

c)Exploração da capa – levantamento de hipótese das imagens que compõem a capa, como por exemplo: Quem são as pessoas da capa? O que estão fazendo? Quem você acha que é o personagem principal? Por quê? 

          2º MOMENTO – Contação da história.

          3º MOMENTO – Interpretação da história.

1.Das hipóteses levantadas anteriormente, quais estavam de acordo com a história que você acabou de ouvir?
2.Descreva como você imagina o lugar “ No distante País das árvores que falam ... Um contador tocava seu tambor....
3.Que lugar é esse? Por quê?
4. Faça uma ilustração que represente esse lugar.
5.Quando lemos uma história, imaginas as personagens, formamos uma imagem delas. Escolha duas personagens da história e faça, usando a sua imaginação, um belo desenho delas.
6.  Quem é O “Monstro Engolidor de Gentes”?
7.  Por que ele  levou o contador de histórias?
8. Por que o menino foi morar no “País dos Bichos Comedores de Palavras”?
9.  Faça uma descrição do “País dos Bichos Comedores de Palavras”.
10.Explique por que os “Bichos Comedores de Palavras” não quiseram aceitar o menino em seu país?   
11. Se as histórias não pudessem ser contadas, como as crianças ficariam sabendo das histórias de seus avós, bisavós, enfim, de seu povo? Qual a sua opinião sobre o assunto?
12. Em sua opinião, o que poderia acontecer a um povo que não soubesse as histórias de seu passado?
13. Você acha que é importante conhecer a histórias de seus antepassados? Por quê?

4º MOMENTO – Pesquisas

1. Pesquise sobre alguma coisa importante sobre seus avós, bisavós, tataravós e escreva. Quem eram? De onde vieram? Como era sua vida? Qual o trabalho. Se conseguirem alguma foto, faça cópia e traga. Vamos produzir um cartaz com as informações que trouxeram.
2. Pesquisar sobre “Griots”. Quem são? O que faziam? De onde eram? Qual a importância do que faziam?  Produção de cartaz informativo a partir da pesquisa.

5º MOMENTO – Debate pós-apresentação da pesquisa, produção de cartaz:

1.Os velhos são, em algumas culturas, considerados sábios. Aqui no  Brasil, eles são tratados com o mesmo  respeito que nas tribos africanas? Qual a sua opinião sobre isso?
2.Aprender sobre os costumes de outros povos é sempre importante. O respeito aos mais velhos é uma das tradições do povo africano. Qual o ensinamento que podemos tirar deste costume africano para o Brasil e para nós mesmos?
3. Os africanos que foram trazidos para trabalhar como escravos aqui no Brasil usaram as técnicas de contar histórias como uma das maneiras de preservar sua cultura. À noitinha, após o trabalho, histórias e cantigas relembravam a terra natal. Ao mesmo tempo transmitiam de geração em geração as religiões, as danças, o modo de ser e a própria história dos africanos trazidos para o Brasil. Muitos de nossos costumes são herdados deles, pois contribuíram de maneira efetiva para a formação da cultura brasileira. Você conhece alguns destes  costumes? Quais? Vamos produzir um cartaz com o título: Contribuições da cultura africana para a formação da cultura brasileira.

6º MOMENTO – Atividades de criação

4.  Construção de tambor com lata vazia, cola e gravuras africanas.
5.  Confecção de máscaras africanas.
6.  Exposição dos tambores, máscaras e cartazes.
7.  Seja você também um griot. Sugerir aos alunos que memorizem algumas de suas histórias ou de seus antepassados para contar aos colegas?
8.  Oportunizar espaço na aula para que isso ocorra.


*  Proposta elaborada a partir do encarte que vem com o livro:


PEREIRA, Edimilson de Almeida e ROCHA, Rosa Margarida de  Carvalho. Os comedores de palavras. Belo Horizonte (MG): Mazza. 2003. 

Clique para comentar!



8 comentários: