1º MOMENTO –
Motivação para recepção do texto:
a) Seria interessante começar com uma apresentação dos autores.
b)Exploração do título a partir de hipótese, como por exemplo: Quem são os comedores de palavras? Por que as comem? O que, em sua opinião, significa comer palavras? De que assunto o texto tratará?
b)Exploração do título a partir de hipótese, como por exemplo: Quem são os comedores de palavras? Por que as comem? O que, em sua opinião, significa comer palavras? De que assunto o texto tratará?
c)Exploração da capa – levantamento de hipótese das imagens que compõem a capa, como por exemplo: Quem são as pessoas da capa? O que estão fazendo? Quem você acha que é o personagem principal? Por quê?
2º MOMENTO – Contação da
história.
1.Das hipóteses
levantadas anteriormente, quais estavam de acordo com a história que você
acabou de ouvir?
2.Descreva
como você imagina o lugar “ No distante País das árvores que falam ... Um
contador tocava seu tambor....
3.Que
lugar é esse? Por quê?
4. Faça uma ilustração que represente esse lugar.
5.Quando
lemos uma história, imaginas as personagens, formamos uma imagem delas. Escolha
duas personagens da história e faça, usando a sua imaginação, um belo desenho
delas.
6. Quem
é O “Monstro Engolidor de Gentes”?
7. Por
que ele levou o contador de histórias?
8. Por
que o menino foi morar no “País dos Bichos Comedores de Palavras”?
9. Faça
uma descrição do “País dos Bichos Comedores de Palavras”.
10.Explique
por que os “Bichos Comedores de Palavras” não quiseram aceitar o menino em seu
país?
11. Se
as histórias não pudessem ser contadas, como as crianças ficariam sabendo das
histórias de seus avós, bisavós, enfim, de seu povo? Qual a sua opinião sobre o
assunto?
12. Em sua
opinião, o que poderia acontecer a um povo que não soubesse as histórias de seu
passado?
13. Você acha que é importante conhecer a
histórias de seus antepassados? Por quê?
4º MOMENTO – Pesquisas
1. Pesquise
sobre alguma coisa importante sobre seus avós, bisavós, tataravós e escreva.
Quem eram? De onde vieram? Como era sua vida? Qual o trabalho. Se conseguirem alguma
foto, faça cópia e traga. Vamos produzir um cartaz com as informações que trouxeram.
2. Pesquisar
sobre “Griots”. Quem são? O que faziam? De onde eram? Qual a importância do que
faziam? Produção de cartaz informativo a
partir da pesquisa.
5º MOMENTO – Debate pós-apresentação da pesquisa, produção de cartaz:
1.Os
velhos são, em algumas culturas, considerados sábios. Aqui no Brasil, eles são tratados com o mesmo respeito que nas tribos africanas? Qual a sua
opinião sobre isso?
2.Aprender
sobre os costumes de outros povos é sempre importante. O respeito aos mais
velhos é uma das tradições do povo africano. Qual o ensinamento que podemos
tirar deste costume africano para o Brasil e para nós mesmos?
3. Os
africanos que foram trazidos para trabalhar como escravos aqui no Brasil usaram
as técnicas de contar histórias como uma das maneiras de preservar sua cultura.
À noitinha, após o trabalho, histórias e cantigas relembravam a terra natal. Ao
mesmo tempo transmitiam de geração em geração as religiões, as danças, o modo
de ser e a própria história dos africanos trazidos para o Brasil. Muitos de
nossos costumes são herdados deles, pois contribuíram de maneira efetiva para a
formação da cultura brasileira. Você conhece alguns destes costumes? Quais? Vamos produzir um cartaz com
o título: Contribuições da cultura africana para a formação da cultura
brasileira.
6º MOMENTO – Atividades de criação
4. Construção
de tambor com lata vazia, cola e gravuras africanas.
5. Confecção
de máscaras africanas.
6. Exposição
dos tambores, máscaras e cartazes.
7. Seja
você também um griot. Sugerir aos
alunos que memorizem algumas de suas histórias ou de seus antepassados para
contar aos colegas?
8. Oportunizar
espaço na aula para que isso ocorra.
* Proposta
elaborada a partir do encarte que vem com o livro:
PEREIRA, Edimilson de Almeida e ROCHA, Rosa
Margarida de Carvalho. Os comedores de palavras. Belo
Horizonte (MG): Mazza. 2003.
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Gostei desta proposta!
ResponderExcluirAplique, as crianças vão gostar.
ResponderExcluirAbraço
Obrigado, vou fazer com meus alunos.
ResponderExcluirQue bom, fico feliz em contribuir.
ExcluirAbraço
Que legal! Bela sugestão!
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirBreno, muito bom!
ResponderExcluirObrigado! Espero que sirva!
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