• Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
• Valorizar a cultura afrodescendente;
• Construir a relação do passado – presente – futuro;
• Apontar diferenças e semelhanças;
• Participar de uma manifestação afrodescendente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
• Ler e interpretar histórias;
• Opinar sobre a história contada;
• Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada;
• Ter desenvoltura para dramatizar uma história;
• Ter noções básicas de temporalidade- ontem, hoje e amanhã.
Estratégias e recursos da aula:
1ª atividade:
A professora inicia a aula explorando a capa do livro:
Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.
2ª atividade:
A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém - Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará. Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
• Quais são as características principais de Lelê?
• Por que Lelê apresenta tais características?
• Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
• Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e crespa, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites.
Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.
3ª atividade:
Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ). Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.
4ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada. Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.
5ª atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrará na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”.
6ª atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil. Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
• Alimentação;
• Palavras;
• Religião;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão.
7ª atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA SIGNIFICADO ILUSTRAÇÃO
A - AGOGO Instrumento musical
B - BAOBÁ Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ Carinho, afago
D – DENGO Manha, birra
E - F -
Até o final.... Z -
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.
8ª atividade: Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.
Recursos complementares:
• Livro: "O cabelo de Lelê" - Valéria Belém;
• Peruca preta encaracolada;
• Bola de isopor;
• Adereços de cabelo;
• Escova e pente para cabelo;
• Folha de papel pardo;
• Piloto;
• Papel crepom;
• Cartolina;
• Folha de papel laminado;
• Folha de caderno meia pauta; • TNT em diversas cores.
Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; europeias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.
Bom trabalho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário