domingo, 26 de março de 2017

O Instituto Cadê Zumbi?



O Instituto Cadê Zumbi?, coletivo de agentes, multiplicadores e ativistas culturais no fomento e preservação das culturas como ferramentas pedagógicas de educação, promoveu neste final de semana um encontro cultural com Mestre Cabello Capoeira Angola, neste encontro tivemos oficinas de Dança e Percussão. O evento foi um sucesso!
Confira as fotos:






Cabello Caobijubá
Nasceu em Piracicaba, São Paulo, Brasil. Cabello mantém a tradição de seus antepassados viva dedicando sua vida aos ritmos, aos instrumentos, às canções e às danças da cultura Afro-Brasileira. Cabello tem praticado Capoeira desde os anos 80 onde foi aluno do Mestre Gil (Novo Engenho -Beira Mar), Mestre Cosmo e Mestre Zequinha do grupo Cativeiro e depois Capoeira angola Raíz de Angola e tem ensinado e praticado nos EUA desde 1990. Um capoeirista profissional e com vasta experiência em apresentações, espetáculos, cursos e palestras, é orgulhoso ser discípulo do famoso Mestre João Grande de Capoeira Angola sendo um dos seus mais velhos alunos desde que começou a dar aulas nos Estados Unidos em 1990. Estuda ritmos e a dança Afro-Brasileira e é também discípulo da Professora Emilia Biancardi etnomusicologista da cultura brasileira e do mestre de tambores Jorge Alabê.
Participa no Brasil dos eventos tradicionais, encontros e festivas espontâneos, além de ensinar e de viver entre Bahia e New York no exterior. Desde 1990 Cabello tem ensinado, praticado e exposto Capoeira Angola e música Brasileira a través do planeta inteiro do Sul á America do Norte, o Canadá, a Europa, a Ásia, a África e Oceania.
Cabello é também percussionista e artesão na confecção de instrumentos de percussão como caxixis, berimbaus , agogôs e outros . Desde 2003 Cabello Rolim e Tisza Coelho iniciaram o projeto fazenda Cultural OuroVerde no sul da Bahia, Brasil criando o centro de Capoeira Angola OuroVerde onde apoiam a criação , a apresentação, a instrução, e a preservação da cultura Brasileira; e para criar e aprofundar a apreciação e a sustentação públicas para Capoeira, dança e música. Preservando o ambiente natural, asseguram futuro sustentável para crianças locais com o desenvolvimento artístico, cultural e social. Promove e participa de movimentos comunitários para desenvolvimento econômico ecológico e cultural da comunidade local. Em 2009 inicia a elaboração do centro cultural permanente de Serra Grande o Barracão D’Angola onde passa a dar aulas de Capoeira , dança e musica para a comunidade e entorno da vila de Serra Grande na Bahia tornando o centro uma referencia mundial para a continuidade da tradição oral afro brasileira .
Atualmente, vive entre Bahia e o mundo onde ensina Capoeira Angola, Maculelê, Samba percussão Brasileira e confecção de instrumentos com diversos grupos de capoeira e com seus grupos: Centro de Capoeira Angola OuroVerde (Serra Grande , Saleiro e Algodoes Bahía Brasil, Cidade de Goiás, Cidade do México , Xalapa México e Flagstaff USA). de batucada e performance: Korimbata’ Samba (NY USA) e grupo de Batucada e percussão Trovão da Serra (Bahia) e lançou também três CD musicais de capoeira ultimamente com Tisza Coelho, Mestre Virgilio de Ilhéus e de Mestre Azulão Baiano.

www.caxixi.com

https://www.facebook.com/cabello.caobijuba

https://www.youtube.com/c/BarracãoDAngola

Nenhum comentário:

Postar um comentário