domingo, 30 de agosto de 2015

ESTÓRIAS QUILOMBOLAS


Prefácio

Desde os mais remotos tempos da humanidade, a “contação” de estórias constitui um poderoso meio de transmissão de conhecimento. Nas culturas tradicionais, as estórias informam e formam as futuras gerações. Relatam um passado de luta, de adversidade, de resistência dos nossos ancestrais. Contadas nos mais diversos espaços e ambientes, as estórias constituem um poderoso meio de difusão e perpetuação de conhecimentos, valores e crenças. A assombração da Gema da Bahia, O tambor de Mina, São José e Nossa Senhora em Congonhas do Campo, Oxum e a cura da tia Maria da Fé, O Maçambique, O homem que virava onça constituem importantes seres, cenários e cenas de histórias contadas e ouvidas em quilombos.
Você já foi a um Quilombo?
Muitas pessoas não apenas nunca foram como também desconhecem o modo de vida das pessoas que vivem em comunidades remanescentes de Quilombos.
Muitos ignoram as estórias de resistência e de lutas de negros e negras que, narradas pelos contadores de estórias, com muito orgulho de seu pertencimento, transmitem ensinamentos de geração em geração, semeando esperança para o futuro. O livro de Gloria Moura reúne estórias contadas por quilombolas, contadores populares que buscam manter viva a memória de suas raízes 

Acesse gratuitamente o livro neste endereço:
http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/estorias_quilombola_miolo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário