segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Semana Consciência Negra II


Projeto: Por uma Consciência Negra

Nome da escola: 
Escola Estadual de Ensino Normal 1º de Maio

Professor regente: 
Breno Lacerda

Alunas organizadoras: 
Maria Elisa de Vargas Abruzzi, Maiara Costa Azevedo, Samanta  Peppe, Fabiana Silva Troquato, Gisleine  Nique,  Katia Azevedo do Amaral Rosa e Sandrali Coutinho

Público alvo: turmas A1, A2, B, C do curso Magistério
Data: 20/11/2014

Disciplina: Didática da linguagem.

Assunto: Consciência negra, 20 de novembro, literatura afro-brasileira.

Justificativa:  O dia da consciência negra é uma oportunidade para refletir sobre os problemas sociais que ainda afligem a parcela   negra da população, também é o momento de valorizar a cultura africana como também  formadora da identidade cultural brasileira.

Objetivos:
Refletir sobre a desigualdade racial  e o racismo.
Divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira.
Refletir  sobre conceitos pré-estabelecidos sobre o papel do negro na nossa sociedade para desconstruí-los.
Compreender a literatura infanto-juvenil afro-brasileira como  construtora de uma identidade cultural positiva para contribuir na  elevação da autoestima  de crianças negras.

Sequência didática:
No primeiro momento será feita uma palestra sobre Consciência Negra, sobre situação do negro na atualidade e sobre a importância da literatura infanto-juvenil para a autoestima da criança negra.
Segundo momento,  contação da história "Os comedores de palavras" , de Edimilson de Almeida Pereira.
No terceiro momento haverá atividades de reflexão sobre o livro.
No quarto momento, teremos as  oficinas com as turmas em sala de aula. E, por último, uma exposição das peças confeccionadas pelos alunos.

Recursos: Para as oficinas serão necessários os seguintes materiais: Turma  A1,A2-  máscara de kirigami e tambores: 2 pacotes de papel para dobradura, lata de leite vazia. Turma B- Releitura da história através da pintura-tinta guache grande nas cores: vermelha,amarela,azul,branco,preto, 2 pacotes de papel com gramatura 180. Turma C- modelagem em argila- 10 pacotes de argila. Painel para exposição: 4 metros de papel graft ,durex largo.





2 comentários: