quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mês da África: Biblioteca Anísio Teixeira terá contação de histórias sobre a África

           

                                                                                                                                      Jamile Menezes

A contação de história é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo e imaginário de uma criança, além de incentivá-la à prática da leitura.  É através desse exercício que a criança acaba se amparando nas vivências e experiências dos personagens, citados de um determinado livro, para assim, saber lidar com situações e problemas do dia a dia. E é visando desenvolver a habilidade intelectual dos pequeninos que a Biblioteca Pública Anísio Teixeira (Pelourinho) vai realizar duas contações de histórias nos dias 20 e 30 deste mês. 

As contações de histórias acontecem continuamente na Biblioteca, mas nesses dias, em especial, as programações estarão voltadas para o Mês da África. O livro que será contado no dia 20, às 14h, é o “Meu Avô Africano”, da autora Carmem Lúcia Campos. A obra retrata a história do garoto Vítor Iori, que descobre como foi a vinda dos africanos ao Brasil. Vitor aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome, além de descobrir a importância de preservar as raízes de seu povo.

Dia 30, será a vez do livro “O Brasil que veio da África”, de Arlene de Holanda, que relata o conto sobre um jovem rei africano e seu antigo escravo, que acabaram se tornando cativos no Brasil. A obra apresenta referências históricas e tem como tema o protagonismo negro na luta e conquista da liberdade.Sistema - A Biblioteca Pública Anísio Teixeira (Pelourinho) integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria para as bibliotecas municipais e comunitárias, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

fonte http://www.fpc.ba.gov.br/mes-da-africa-contacoes-de-historias-animam-criancada-nos-dias-20-e-30/

Nenhum comentário:

Postar um comentário