Apresentação


O presente blog vinculou-se ao meu projeto de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE, projeto esse integrado aos estudos de literatura e cultura afro-brasileira, orientado pela brilhante Profa. Dra. Zilá Berd.  

Um dos objetivos primordiais deste trabalho é, a partir do resgate da produção literária dos brasileiros afrodescendentes, socializar  com os leitores algumas leituras, propor algumas indicações de leituras, sugerir atividades para professores.

A construção deste blog, modestamente, irá contribuir para superar o apagamento histórico da afro-descendência em nossa literatura, pois este espaço, pretende seu ser um elo, um ponto de encontro entre pessoas que se interessam por esta temática.  É um espaço em construção, aberto sempre a visitas e intervenções.

Pretende-se aqui, também,  resgatar para preservar a memória social, a identidade e os bens culturais afrodescendentes relegados até então ao esquecimento. Será  mais  um espaço que intenciona dar voz a discursos situados à margem da historiografia literária brasileira.



10 comentários:

  1. Belíssimo trabalho, professor Breno Lacerda! Essa divulgação da literatura afro-brasileira é muito importante, porque esse textos literários circulam pouco nos meios académicos e nos programas de literatura das escolas de ensino fundamental e médio. Eu passei a conhecer essa literatura e a admirá-la a partir do teu trabalho e ver o quanto esses textos são relevantes porque levam a discussão de questões que dizem respeito à exclusão vivida por grande parte da população e a importância do negro na cultura brasileira.

    Atenciosamente,
    Lilian |

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente projeto. Nos leva a uma leitura brilhante e profunda.
    Alana Jorge

    ResponderExcluir
  3. 'Nós Brasileiros somos todos negros, pardos, índios, celtas etc, uma grande mistura que nos faz lindamente coloridos. Que bom saber que alguém trabalha neste recorte social, nesta grande herança que mais do negra ou parda é parte da história da humanidade..."
    Obrigado Breno!

    Cléber Otávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cléber pelas palavras de apoio. Sem dúvida os povos diaspóricos muito nos deixaram como legado cultural.
      Grande abraço
      Breno

      Excluir
  4. Olá Professor. Parabéns pela brilhante iniciativa. Ótimas matérias de muita relevância. Um parabéns em especial pelo post sobre a talentosíssima Conceição Evaristo que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente na premiação do Jabuti deste ano pois foi merecidamente premiada.
    Gostaria também de ter a oportunidade de apresentar o material publicado pela editora Kapulana, que tem como um dos objetivos trazer para o leitor brasileiro obras africanas de grande valor literário. Trazemos clássicos e inéditos de escritores lusófonos e acreditamos que esta literatura tem muito a contribuir para nossa formação e identidade cultural. Entre em contato conosco pois adoraríamos conversar mais. editora@kapulana.com.br Um abraço e ótimas festas!

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada com o teu trabalho, Breno!
    Parabéns e gratidão por estares conosco nessa luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cássia! Estamos juntos na luta pela igualdade! Abração!

      Excluir